terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Christmas Rosary!

Acabei de chegar em casa e decidi escrever este texto agora (23:29 hs do dia 21) para expressar meu sentimento neste momento. Se deixar passar, não vai ser igual depois.

Em dezembro de 2007, foi rezado um Terço Especial de Natal com os grupos Jucris e Adofran da Paróquia São Francisco. Foi muito legal, muito bonito e nos ajudou a trabalhar a espiritualidade natalina além, claro, do que trabalhamos nas reuniões normais do sábado. O terço era rezado no CPJ, mas o segundo dia foi na casa do Mateus, do José e do Jeferson. Todos gostaram.

Ano passado, não acho que tenha sido feito outro Especial de Natal porque não ouvi nada sobre isso, e porque eu fazia curso de Web Design na época. E também porque não há data nos dias registrados em ata com o nome do pessoal na época em que se daria o Natal. Tem uma data de outubro de 2008, depois quatro registros com nomes de quem rezou e Mistério rezado, mas sem data, e a próxima data foi de abril de 2009.

Mas para este ano, propus à coordenadora fazer novamente o Terço Especial de Natal, e no dia 30/11/09 rezamos os Mistérios da Glória, em 07/12 os Mistérios da Dor, em 14/12 os Mistérios da Luz, e em 21/12 os Mistérios da Alegria.

Se der uma olhada na ordem dos quatro Mistérios, eles estão invertidos, mas tem um motivo: começando pelo ‘outro lado’, terminaríamos contemplando os Mistérios do Nascimento de Jesus, quatro dias antes do Natal, ao invés de contemplarmos os Mistérios da Páscoa perto do Natal. Não haveria problema, mas serviu pra trabalhar melhor.

No domingo antes do primeiro dia, anunciamos na missa que “haveria um Terço Especial de Natal dos Adolescentes e Jovens”. Infelizmente não foi muita gente, mas os que foram gostaram. Na semana seguinte, já tínhamos um pouco mais de pessoas. Isso também se deve ao fato de que após o Terço haveria ensaio para o teatro de Natal que apresentaríamos nos dias 19 e 20/12 (que foi legal, apesar de alguns ‘detalhes’ que aconteceram, mas não impediram o teatro de acontecer duas vezes!). Na terceira semana vieram mais ou menos as mesmas pessoas, e houve ensaio para o teatro também. Já na quarta semana, houve mais de 20 adolescentes e jovens rezando. Foi muito bonito, e quando encerramos, houve uma pequena confraternização. Demoramos mais de quarenta minutos para começar por ficarmos esperando algumas pessoas chegarem/voltarem, mas tudo bem.

Mas qual o diferencial destes Especiais pros outros dias? Entre alguns outros pontos, inicialmente, criei um livreto com imagens do Projeto São Gabriel, que estou criando no RPG Maker, e inaugurei ele no primeiro dia do Especial. Depois houve a ambientação da sala, com tecidos nas quatro cores litúrgicas (Vermelho, Roxo, Branco e Verde) com ligação com o Mistério rezado. No fim dos Mistérios, ouvíamos uma música para refletir: ‘Perfeito é quem te criou’ do Vida Reluz nos Mistérios da Glória; ‘Angustia Suprema’ do Rosa de Saron nos Mistérios da Dor; ‘Maria da Eucaristia’ do Anjos de Resgate pros Mistérios da Luz, e uma música que não achei o nome, mas veio num CD de Natal muito bonito que eu tenho, e a música falava sobre ‘o menino de Maria’ no dia dos Mistérios da Alegria. Havia também um quadro com a imagem do Mistério a ser contemplado no dia. Um detalhe importante também é que as flores que usamos no terço, que vai passando de mão em mão enquanto cada um reza a primeira parte da Ave-Maria, as flores eram naturais, e não artificiais. E como de costume (que estou introduzindo) líamos a passagem bíblica do dia. Com exceção do quarto dia, em que ouvimos a passagem do Nascimento de Jesus, ao invés da Visita de Maria a Isabel, que era a leitura do dia e também a do Domingo, que já ouvimos na Missa no fim de semana.

Um outro detalhe é que havia um ‘cofre’ onde cada um escrevia uma intenção e colocava lá dentro. Eu sou o único que possui a chave, mas garanto com toda a certeza, que nunca abri nenhuma intenção pra ler. Da mesma maneira que não gostaria que os outros lessem minhas intenções, não poderia ler a dos outros também, não é? Nas três primeiras semanas fizemos isso, e na quarta, no momento das intenções, queimamos os papéis. Assim, a fumaça que subisse não seria apenas fumaça, mas nossas intenções que subiriam até Deus. Amém.

Todos que estavam lá gostaram muito e alguns vieram me parabenizar. Abradeço, e digo que faço tudo isso por amor a Deus e porque gosto. Fiz com todo o carinho para vocês. Como é época de Natal, nada melhor do que estimular nossa espiritualidade com uma oração mais elaborada. Queria ter usado o Ofício Divino da Juventude também, mas ficariam muito longos os Terços. Fiz convites na Missa, por Orkut, por mensagem de celular, por telefone, e pessoalmente. Muitos gostariam de ter ido, mas não puderam. Rezamos por vocês também.

Bom, no final deu tudo certo, e só posso agradecer a Deus do fundo do meu coração por tudo ter dado certo MESMO. Muitos perguntaram quando haveria novamente Terço e as reuniões de grupo. Quando essas perguntas vem, é porque o trabalho está encaminhado bem (mas pode, DEVE e estamos trabalhando para melhorar) e as pessoas estão interessadas. E quando isso ocorre, é melhor mesmo estarmos trabalhando, nos esforçando e aprendendo coisas novas para passar para frente. Afinal, eles merecem.

Fico por aqui, e desejo a todos um Feliz e Santo Natal. Que as bênçãos do Papai do Céu e do Menino-Deus possam chegar até vocês, e que se acenda em seus corações as chamas do amor divino para que possam iluminar a todos ao seu redor.

Um forte abraço, e até o próximo ano, que será incrível!!

Ah! E feliz Ano Novo também! Que Deus abençoe os próximos 12 meses, e os próximos, e os outros, e os outros também... Feliz 2010 pra todo mundo!

Ambientação do CPJ nos quatro dias.

Ps.: Falta o Menino Jesus ali entre Maria e José, mas foi colocado no fim da oração dos Mistérios da Alegria num momento muito bonito, mas que acabei não fotografando. T-T

Nenhum comentário: