segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Friends

Amigos. No dia 20 de julho celebramos o dia dedicado a estas pessoas que fazem parte de nossas vidas. Dizem que parentes a gente não escolhe, mas os amigos sim. E é verdade. Tenho vários amigos e por cada um deles tenho carinho especial. Algumas destas pessoas entraram em minha vida de modo as vezes mais lenta e gradual, e quando vi já era amigo deles há um tempão, e outros que, de repente, no mesmo dia em que os conheci já eram amigos de vida toda.

Pra começar a falar destas pessoas, por que não pelo Vagner? Inu, Ayame, Toscoman, e outros nomes mostram um pouco de sua personalidade que mudou muito ao longo dos anos que nos conhecemos e fortalecemos nossa amizade. Ele mudou para melhor depois que nos conhecemos. De um cara estressado que explodia toda hora por qualquer coisa, ele hoje é bem tranqüilo, bem zen, e continua meu amigo, claro. Apesar de algumas vezes a gente não entrar num acordo sobre alguns pensamentos que cada um carrega, pouco do que somos hoje foi com certeza motivado pelo outro. Nos conhecemos na Guarda Mirim, e pelas saudosas tardes de RPG fizemos amizade. Tardes, aliás, que poderíamos voltar, não é? Pelo menos até o final deste ano, já que ano que vem...

Outra grande amizade que tenho é com uma garota de outro estado. Naty Honda. Morando no Mato Grosso do Sul, ela, junto com o Vagner são os melhores amigos que alguém podia ter. Sério. Algumas vezes éramos um grude um com o outro, e todo dia conversávamos pelo MSN, Orkut, ou celular, e mantínhamos grande contato; outras vezes perdíamos o contato e parecia que nunca tínhamos existido. Aí um lembrava do outro, e da-lhe mensagens de celular indo e vindo pra todo lado. Em junho do ano passado tive a honra de conhecer em Rolândia esta pessoa tão querida, e no final do ano, ela veio visitar alguns parentes que ela tem em Arapongas. Mundo pequeno. Ficou aqui uns dias, foi pra praia, voltou pra cá, e dias depois voltou embora. Nos vimos poucas vezes, mas nos vimos.

A terceira amizade da qual tratarei aqui também tem uma raiz (bem forte) em Arapongas. Mas ela mora não apenas em outro estado, mas em outro PAIS! Estou falando de Maria Ide. Nos conhecemos na época em que eu descobria ‘os prazeres de ter um blog’. Com a ajuda do meu Paladanjo Prayer Space, conheci ela, que encontrou primeiro o Vagner, depois ele nos apresentou. Mesmo morando no Japão, ela é como uma mãe para mim. Numa época em que eu passava por uma ‘forte crise existencial’ por causa do fim de meu namoro e da época em que tudo caminhava para o fim, ela realmente me deu força e animo para caminhar sempre em frente. Perdi por um longo tempo o contato com ela, mas continuamos sendo amigos. E um tempo atrás, ela me deu um susto via MSN quando disse que estava em Arapongas. Fiquei muito feliz, mas estou muito chateado comigo mesmo. O motivo? Ela ficou aqui três meses e eu não tive a capacidade de ligar pra ela. Nem pra emprestar um celular de alguém, comprar crédito ou um cartão telefônico exclusivamente pra esse fim. Porém, na sexta passada, dia 07 de agosto, mesmo sendo por pouco tempo na rodoviária, pude conhecer pessoalmente esta grande mulher. Ela e algumas pessoas de sua família. Pessoas muito legais, muito divertidas. Segunda-feira ela já tinha chegado no Japão, e disse ter feito uma boa viagem. Pena que não conversei com ela antes.

A quarta amizade é com uma pessoa que nunca imaginei que seria amigo de alguém como ele. Quem é? O Padre Adeventino da Paróquia São Francisco. Falo sobre ele aqui no blog hoje porque depois de abençoados 13 anos trabalhando na referida paróquia ele foi transferido para a Paróquia São Sebastião em Faxinal. Neste dia 16 de Agosto foi celebrada a última missa na paróquia com ele sendo nosso pároco. Uma grande festa com a comoção de todos os presentes. Realmente uma amizade que ficará para a vida toda. Tive a alegria de acompanhar seus últimos 3 anos de trabalho na paróquia e nos tornamos bons amigos. Que Deus o acompanhe nesta nova etapa de sua vida e de seu ministério sacerdotal, meu amigo.

E em seu lugar virão dois outros padres: Padre Rui, de Borrazópolis e Padre Paulo, de Astorga. Este último não conheço, mas o Padre Rui sim, das escolas da PJ. Um grande Pejoteiro e ótimo padre. Aliás, dia 13/08 fez um ano que fora Ordenado como Sacerdote. Que Deus também os abençoe.

Claro que minha lista de amigos é bem maior, e se for falar sobre eles, vai ficar muito texto pra pouco blog. Tem o pessoal da coordenação da PJ, que tive a honra de acolher em minha casa para uma reunião, na ultima sexta, dia 14; tem os amigos do Jucris, da Escola do Trabalho, do Walfredo, que conheci nos meus tempos de estudo, como o Marcio Ribeiro. Grande amigo que sempre temos horas de assunto pra conversar. Tem também a Ju e a Mari de Londrina, que agora também tem um blog cada, e eles estão na minha lista de blogs, e são o “Olá pra você” e “Olá pra você também” respectivamente. E tem umas outras pessoas queridas que deixarei pra falar em outra oportunidade: Thais, Janaina, D. Ernestina. D. Antonieta, D. Malvina, e apesar de tudo, gostaria de poder falar sobre uma outra pessoa aqui, mas acho que não daria muito certo. Melhor guardar estes pensamentos em minha mente/coração mesmo.

Fico por aqui hoje e em breve escreverei mais

Um abraço!


Amigo é coisa pra se guardar...

Nenhum comentário: