sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Angels 2

Este texto devia ter sido colocado ontem, dia 02/10, mas por força maior, não foi...

Saudações!

È, estou mesmo com assunto pra escrever esta semana...

Desta vez, venho para falar sobre os Anjos da Guarda, que comemoramos seu dia hoje. Eles nos acompanham desde que nascemos e nos acompanham todos os dias em todos os lugares, em todas as horas. Quando cometemos pecados, nos afastamos de Deus, mas por conta da missão que foi confiada a eles, nada que aconteça (ou que façamos) afasta nosso Anjo da Guarda. Ele tem por missão nos acompanhar, nos ajudar nos momentos difíceis e soprar aos nossos ouvidos palavras de conforto e direcionamento.

Sabe quando numa dúvida de, por exemplo, que caminho tomar, e quando escolhemos por um e encontramos uma pessoa, ou alguma coisa que procuramos, ou até mesmo quando nos salvamos de alguma situação complicada, e que nos faz “nascer de novo”? Normalmente são por inspiração dos nossos Anjos. É “difícil” descobrir quando é nosso Anjo que fala ao nosso ouvido e quando é Deus mesmo. De uma forma ou de outra, precisamos estar atentos e não ignorar quando surgirem certos pensamentos sobre o que fazer, o que falar, ou para onde ir.

Falo sobre “nosso” Anjo, mas na verdade nós somos mais do Anjo que ele é nosso, pois antes que tenhamos qualquer idéia sobre qualquer coisa, este ser celeste já tem por missão cuidar de nós. Está escrito no Salmo 91 (90), versículo 11: “porque aos seus Anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos”. E não nos damos conta do tamanho da graça que é ter um Anjo conosco! Por exemplo, quando queremos algo de Deus, rezamos a Ele, e Ele nos ouve, e se for da vontade Dele e não nos afastar da Santidade e se, pelo contrário, esta graça nos ajudar a chegar mais facilmente a ela, Ele nos concederá. Mas se falamos ao Anjo e pedimos que interceda por nós, pedindo que fale com Deus por nós, certamente ele terá muito mais êxito.

Se oramos aos Santos, eles nos ajudam, intercedem por nós junto a Jesus, e Ele ao Pai, “porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo” ( 1 Tm 2, 5), mas e entre Jesus Cristo e os homens? Aí estão Maria e os Santos. Mas também estão os Anjos. Pensemos, por exemplo, em São Francisco de Assis. Quantas orações são dirigidas a ele? De quantas pessoas ele tem que falar com Jesus? Por sorte ele é capaz de ouvir tudo isso enquanto ouve também sobre as intercessões de Santo Antônio de Pádua, de Santa Terezinha do Menino Jesus, e tantos outros Santos. Eles podem nos ouvir atentamente, e sua intercessão não é apressada por ter tanta gente sobre quem falar ainda, e feita muito bem.

Só que se oramos ao Anjo da Guarda, ele só tem que falar de nós e talvez de uma ou outra pessoa que está em nosso caminho, sobre quem pedimos para que Deus nos aproxime, ou nos afaste, ou que pedimos que os Anjos a protejam. E outra coisa: não há nenhum Santo ou Santa que nos conheça tão profundamente quanto nossos amigos Anjos. Ele está o TEMPO TODO conosco. Sabe tudo de nós. E o que sabemos dele? Não é preciso consultar uma tabela pra saber seu nome, porque nosso Anjo tem um nome próprio e saber ou não, não interfere em sua missão. Se queremos falar com ele e lhe chamar por um determinado nome, ore, peça para que lhe diga, ou que inspire um nome para falar com ele. Se escolher algum que ele não goste, terá uma “impressão” de que é melhor trocar. Ou pode chamar ele simplesmente de “Anjo”, ou “Amigo”, que ele atende da mesma Maneira.

Só pra finalizar, sabia que toda cidade, toda casa, todo país tem um Anjo da Guarda também? Pois é! Só que eu não consegui achar em um dos meus vários livros do assunto um que falasse exatamente disso. Mas tem. Quando São João escreveu o Apocalipse, escreveu “ao Anjo da Igreja de...” e seguem-se os nomes de sete igrejas de sete cidades diferentes. Mas são na verdade sete “comunidades” e não algo como se fossem igrejas evangélicas, que tem um monte por aí.

Ah! E sinto-me feliz por meu sobrenome ser “dos Anjos”!

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a Piedade Divina, hoje e sempre, me reje, me guarde, me governe, me ilumine. Amém.

Por hoje é só. Depois tem mais. Abraços!


Clássica!

Nenhum comentário: